Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Atividades turísticas avançam 7,4% no RS, aponta IBGE

Esse é o primeiro resultado positivo registrado após quatro meses consecutivos de queda do índice

Publicação:

Imagem aérea do Cristo Protetor. Ele foi um dos atrativos que chamou atenção dos turistas no Estado em 2022
O Cristo Protetor foi um dos atrativos que chamou atenção dos turistas no Estado em 2022 - Foto: Divulgação/SETUR
Por Leonardo Maia/Setur-RS

O índice de atividades turísticas no RS avançou 7,4% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior (outubro/2022), de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a primeira alta após quatro meses de queda, quando foi acumulado recuo de 14,7%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.

Na comparação entre novembro de 2022 e novembro de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Rio Grande do Sul apresentou expansão de 15%, vigésima taxa positiva seguida. O crescimento ocorrido no estado ficou entre os mais intensos em novembro, acompanhado dos de São Paulo (0,7%) e Paraná (5,3%).

Para o secretário do Turismo, Vilson Covatti, o aumento da procura no Estado está intimamente ligada, além do trabalho realizado pelo setor privado, às ações de investimento e promoção realizadas pelo poder público, desde o reforço na pavimentação asfáltica até o auxílio técnico para que os municípios identifiquem seu perfil de turista.

“A participação em feiras, por exemplo, é fundamental para ressaltar a vocação turística dos destinos, que são reforçados com aplicação de recursos para infraestrutura. O programa Avançar no Turismo é um caso em que o Estado injetou verba de quase R$ 200 milhões para diversificação dos atrativos dos municípios."

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), desenvolvida pelo IBGE desde 2011, produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e em diversos Estados do Brasil.

Secretaria de Turismo