Assinatura do convênio da Rota Turística do Pão e Vinho concretiza sonho turístico

A pavimentação da via que une o Vale do Taquari ao Vale dos Vinhedos acontece após quase duas décadas

Prefeitos da região do Vale do Taquari assinam convênio para pavimentação da Rota Turística do Pão e Vinho - Foto: Patrick Borges/ASCOM
Por Carolina Cesa/ASCOM

Nesta sexta-feira (3), a cerimônia de um marco histórico para o Rio Grande do Sul foi realizada no município de Roca Sales, na região do Vale do Taquari. O Governador Eduardo Leite, Secretários, Prefeitos e demais representantes dos Municípios e do Estado se reuniram para a assinatura do convênio que concretiza a rota “Pelos Caminhos do Pão e Vinho”, pavimentação da estrada que une o Vale do Taquari com o Vale dos Vinhedos.

Com o investimento de mais de R$ 10 milhões, serão asfaltados 20 quilômetros entre Santa Tereza, Roca Sales e Muçum. Os três prefeitos das respectivas cidades estiveram presentes e assinaram o convênio junto ao Governador Eduardo Leite, ao Secretário de Logística e Transporte Juvir Costella e ao Diretor-Geral do Daer Luciano Faustino.

Rota do Pão e do Vinho 3
Os três prefeitos assinaram o convênio junto ao Governador Eduardo Leite - Foto: Patrick Borges/ASCOM

Segundo o Secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, o convênio deve ser a maior entrega de obra em termo de turismo no Estado, já que o asfaltamento vai facilitar o trânsito e a movimentação entre os visitantes de diversos municípios, fomentando o segmento.

A idealização da obra vem de muito tempo. Nos anos 90, a ideia de projeto surgiu dentro da Prefeitura de Muçum, mas nunca foi debatida a fundo. A partir de 2009, o Prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, começou a busca pelo convênio, que demorou 11 anos. “Esse não é um sonho só meu, mas de todo o Vale e comunidade local.” afirmou emocionado.

A Prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, explicou que esse é um momento histórico não apenas para os municípios envolvidos, mas para toda a região do Vale do Taquari e o Vale dos Vinhedos: “com a pavimentação, vamos alavancar o fomento da economia, e, principalmente, valorizar o setor turístico”.

Outro ponto importante do convênio é a facilitação para que mais pessoas consigam chegar até o Cristo Protetor, em Encantado. “É essencial ter essa ligação asfáltica para atrair os visitantes que estiverem na Serra Gaúcha”, explica o Prefeito do Município, Jonas Calvi.

A Rota Turística completa se estende por 60 quilômetros, abrangendo também os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Ilópolis e Vespasiano Corrêa.