Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma voos de forma parcial em outubro

Retorno à operação normal deve acontecer em dezembro deste ano, conforme estimativa de representantes da Fraport

aeroporot
Aeroporto Internacional Salgado Filho - Foto: Reprodução/Google Maps
Por Leonardo Maia

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai retomar pousos e decolagens a partir de outubro deste ano. Inicialmente serão 50 voos diários (350 por semana) entre 10h da manhã e 22h. A estimativa foi dada por representantes da Fraport durante reunião com ministros e autoridades do setor de aviação do Governo Federal em Brasília nessa terça-feira, 16 de julho.

Antes da reabertura parcial, o Aeroporto segue com funcionamento híbrido: check-in e despacho de bagagens são feitos no terminal, mas os passageiros seguem de ônibus para a Base Aérea de Canoas, adaptada para voos comerciais. O equipamento na cidade metropolitana teve disponibilidade de 163 mil assentos entre os meses de maio e junho, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) com base em dados da plataforma ForwardKeys.

Até dezembro, contudo, o aeroporto estará com operação 100% retomada, da mesma forma que no período anterior às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Durante a tragédia climática, as pistas de decolagem e boa parte do terminal de passageiros foram tomados pelas águas.

Para o secretário do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, a retomada da operação dos voos no Salgado Filho é um importante passo para que o Estado possa receber mais visitantes. “Ter a capital gaúcha novamente conectada por meio de voos comerciais é um alívio para todas as 28 regiões turísticas do Rio Grande do Sul. Ainda que tenhamos demanda considerável de turismo rodoviário, parte significativa dos nossos visitantes — seja para negócios ou lazer — vem de estados ou países mais distantes”, enfatiza.

Aeroportos regionais

Luiz Fernando lembra que desde a data do fechamento o governo vem trabalhando para reforçar a operação dos aeroportos regionais. “Esses esforços seguirão como de grande utilidade para a comunidade gaúcha, com um Estado mais conectado pela via aérea”, acrescenta o gestor. No total, os aeroportos regionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina absorveram 17% do número de assentos (seat capacity) em voos que seriam ofertados no aeroporto Salgado Filho.

No Estado, Canoas e Caxias do Sul se destacam com o maior número de assentos disponíveis após o fechamento, com 163 mil e 55 mil, respectivamente. Além disso, Florianópolis (SC) também teve um aumento de 96 mil assentos após as enchentes. Em comparação com o período anterior às inundações, as companhias aéreas reduziram sua capacidade programada em 41% para voos domésticos chegando ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.

As chegadas domésticas ao RS entre julho e outubro, com dados computados até 3 de julho, estão 48% abaixo em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, conforme análise técnica da Setur, há uma tendência positiva na maioria dos aeroportos regionais, evidenciando uma expansão significativa na capacidade de voos domésticos para a região. Caxias do Sul, por exemplo, está com chegadas 49% acima em comparação com o mesmo período de 2023.

Em Santa Catarina, Florianópolis teve um aumento expressivo de 96.605 assentos, representando um crescimento de 9,38%. Navegantes (SC) também cresceu, embora de forma mais modesta, com 14.386 assentos adicionais, um aumento de 2,34%. Jaguaruna (SC) teve um incremento de 3,64%, adicionando 1.376 assentos.

Os voos domésticos chegando a Florianópolis em junho, a partir dos aeroportos de São Paulo, tiveram a taxa de ocupação (load factor) 'melhorada' desde o fechamento de POA, com a Latam Airlines e a Gol apresentando um estado de saúde “alto”, conforme a definição da ForwardKeys – enquanto o número de assentos aumentou desde as inundações, as taxas de ocupação também aumentaram em linha com a demanda.

Porto Alegre é 15ª cidade brasileira com maior número de buscas de viagens

Mesmo com a expressiva redução do número de voos, Porto Alegre é a 15ª cidade brasileira com maior número de buscas feitas em julho para viagens domésticas no Brasil, com 1,2 milhão de buscas (2,2% do total). Em julho do ano passado, Porto Alegre estava na 8ª posição, com mais de 2 milhões de pesquisas (3,5% do total). Os dados são de levantamento realizado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) com base em dados da plataforma ForwardKeys.

Em julho de 2024, o maior mercado de origem procurando viajar para o Rio Grande do Sul é São Paulo, representando 36% de todas as buscas domésticas. O Rio de Janeiro, com 9%, e Brasília, com 6%, ocupam o 2º e 3º lugares, respectivamente, entre os mercados que mais buscam voos para o RS.

(Com Secretaria de Comunicação Social/Governo Federal)