Acesse o BI do Turismo, painéis interativos com dados do setor
As informações ajudam gestores públicos e o trade turístico a tomarem decisões baseadas em dados
Publicação:

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) lançou, na manhã desta quinta-feira (30/03), os primeiros painéis interativos de dados estatísticos do setor no Estado — os BIs, plataforma reconhecida internacionalmente para divulgação de informações. O lançamento aconteceu durante evento que integrou a programação do South Summit Brazil, no Instituto Caldeira, no bairro Navegantes, em Porto Alegre. Acesse cada um dos painéis já disponíveis:
- Valor Adicionado Bruto do Turismo referentes às Atividades Características do Turismo
- Abertura de empresas de Turismo
- Atendimento nos Centros de Atenção ao Turista do RS
- Fluxo de passageiros com destino ao RS
- Perfil do visitante dos eventos com fluxo turístico no RS
O secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, pondera que as informações são fundamentais para o planejamento de políticas públicas no setor. “O Turismo precisa levar conhecimento e inovação, mas, sobretudo, elevar o padrão humano”, enfatiza.
O economista Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, servidor da Setur e coordenador do Observatório do Turismo do RS, lembra que a ferramenta já está consolidada no setor privado, mas está sendo incorporada nos entes governamentais. Durante o encontro, ele citou a inspiração dos painéis lançados no TravelBI, case de sucesso de Portugal para o uso dos dados. “Informações consistentes e precisas podem auxiliar na tomada de decisão, inclusive para ter um olhar de mercado mais apurado”, argumenta.
Sobre o BI do Turismo
O BI do Turismo do RS é um conjunto de painéis interativas que permitem a visualização de dados sobre o fenômeno turístico de forma rápida, precisa e acessível. O Business Intelligence (BI) permite, por meio de uma única ferramenta, a análise, mineração de dados, visualização de dados, ajudando gestores públicos e o trade turístico a tomarem decisões baseadas em dados.
Os cinco painéis disponibilizam, de forma gratuita, informações sobre o valor adicionado bruto do turismo em todos os municípios e as regiões turísticas do RS, isto é, a receita das diversas atividades características de turismo, além do fluxo de passageiros com destino ao Estado do RS, a origem dos voos, a evolução da quantidade de chegada de passageiros ao longo dos últimos anos e meses, o perfil dos visitantes que frequentam os eventos com grande fluxo turístico, o perfil do visitante que solicita informações, além de dados sobre as empresas de turismo do Estado (onde estão localizadas, quando foram abertas, em que atividades elas atuam).