80% dos hotéis do Rio Grande do Sul possuem leitos para animal de estimação, aponta pesquisa da Setur
Publicação:

Estudo busca contribuir para discussões acerca do Selo Pet Friendly, que propõe certificar oficialmente estabelecimentos privados ou públicos
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Rio Grande do Sul (Setur), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) e com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS), desenvolveu uma pesquisa para fazer um diagnóstico de como os hotéis do Estado lidam com o atendimento aos pets (animais de estimação) de seus hóspedes. O questionário foi aplicado entre os dias 10 e 21 de janeiro pelo Observatório de Turismo do RS.
No total, 42% dos hotéis ouvidos pelo estudo afirmaram que todos os leitos do empreendimento são disponibilizados para hóspedes com pets, enquanto 17,4% disseram que não possuem leitos pet friendly. Entre os estabelecimentos, quase 30% não cobra um valor extra na diária para receber os pets e o restante pratica o valor entre R$ 50 e R$ 150.
Com a permissão da presença de pets, os hotéis costumam ter algumas restrições para a circulação dos animais em suas dependências. Metade deles não permite que os animais circulem na área de alimentação e na cozinha, assim como 7% restringe que os animais circulem em qualquer área externa ao quarto do hóspede.
Selo Pet Friendly
Desde o primeiro semestre do ano passado, a Setur-RS acompanha o projeto de lei nº 161/2023, da deputada estadual Silvana Covatti. A proposição busca instituir, em todo território gaúcho, o selo “Pet Friendly” como forma de certificação oficial aos estabelecimentos privados ou públicos que promovam o bem-estar animal, incluindo lojas, bares, hotéis, shoppings e restaurantes.
Esse tema vem ganhando protagonismo nos últimos anos, especialmente com a pandemia, quando 30% das famílias brasileiras adquiriram pets, conforme a Pesquisa Radar Pet 2021. Em relação ao turismo, a empresa Hoteis.com constatou que 82% dos entrevistados pretendiam viajar com os seus pets em 2021, e a empresa de hospedagem Booking.com confirmou que 46% dos entrevistados afirmaram que irão escolher o seu próximo destino de férias em estabelecimentos pet friendly.
Dos hotéis ouvidos pela Setur-RS na pesquisa realizada em janeiro deste ano, 96,7% consideram que o Selo Pet Friendly, proposto pela parlamentar, é uma questão de estímulo ao fluxo turístico local. No total, 86,9% dos estabelecimentos teriam interesse em aderir ao selo, bem como às campanhas publicitárias sobre o tema.
Uma vez instituído o selo, caberá ao Conselho Regional de Medicina Veterinária capacitar profissionais para atuação nos estabelecimentos.
Secretaria estadual de meio ambiente fará a fiscalização e a Secretaria estadual de turismo se responsabilizá pelo fomento e promoção dos destinos Pet Friendly.
>> Confira a íntegra dos resultados da pesquisa: resultados da pesquisa sobre hotéis pet friendly (.pdf 1,31 MBytes)