Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur apresenta Inturis durante Gramado Summit nesta quinta-feira (11)

A ferramenta envolve uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados e a proposição de políticas públicas

Publicação:

WhatsApp Image 2024 04 11 at 15 58 32
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), durante o Gramado Summit - Foto: Caio Lorena/Setur

Na tarde desta quinta-feira (11/04) a Setur apresentou no Gramado Summit, no palco do estado, o painel “INTURIS - Sistema de Inteligência Turística do RS”. Integraram o encontro o Diretor Geral da Setur, Rafael Carniel, o coordenador do Observatório do Turismo do RS, Antônio Lima e Silva, o líder técnico do Inova RS, Eduardo Pezzi, e o Chefe de Divisão da Subsecretaria de TI da SPGG, Daniel Antonio Karling.

O Inturis é uma ferramenta que envolve o uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados de forma eficiente, ágil e acessível a todos os públicos. O objetivo é trabalhar em conjunto para prover informações por meio de um assistente virtual (chatbot) vinculado ao BI do Turismo, no site institucional da Setur.

Em um primeiro momento, o projeto contará com um painel integrado com dados sobre fluxo de turistas, quantidade de turistas, empreendimentos turísticos, perfil dos turistas, entre outros aspectos fundamentais sobre o setor no Estado. O projeto conta com parceria com o LabTech da SPGG, com o Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), com a Microsoft e com a Blueshift.

O diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, ressalta que o Inturis corresponde a uma ferramenta pioneira no Brasil, que visa melhorar o planejamento e a promoção dos destinos turísticos. “Além de informar as grandes empresas e investidores, buscamos trazer uma linguagem amigável aos pequenos negócios e aos gestores públicos do setor do turismo. A aquisição de sistemas avançados para o Observatório de Turismo do Estado, que passarão a contribuir com o Inturis em breve, reforçam essa iniciativa, oferecendo insights valiosos para impulsionar o turismo gaúcho”, enfatiza.

“Nossa missão é entregar tecnologias transversais, redefinindo processos e criando uma capacitação de uso de tecnologia de dados de informações para alinhar todas as frentes. Nós pegamos problemas que existem na administração pública e tentamos entender como solucioná-los. Buscamos quais são os dados que o Estado mais precisa para entregar processos e gerar aprendizagem”, afirma Daniel Antonio Karling.

“O papel do Inturis é dar mais poder de decisão para os atrativos turísticos. Com isso eles melhoram a oferta, fazendo com que o RS se torne um estado mais interessante, com melhores experiências. Vamos ganhar mais velocidade e nos tornar mais competitivos”, explica Eduardo Pezzi.

Sobre o Gramado Summit

A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2023, na sua última edição, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo.

Para a edição deste ano, que acontece entre 10 e 12 de abril, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes. As atrações serão distribuídas em sete palcos de conteúdo, com programação de forma simultânea, além de uma feira de negócios, que reúne startups em estágio inicial e, ao mesmo tempo, marcas já consolidadas no mercado. O evento recebe ainda competições de cunho tecnológico para participantes e expositores, como a Batalha de Startups.

Serviço

Gramado Summit 2024
Quando: 10 a 12 de abril
Onde: Serra Park — Rua Henrique Belotto - Vila Jardim, Gramado
Ingressos: ingressos.gramadosummit.com

Secretaria de Turismo