Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur, Sict e SPGG apresentam no South Summit Brasil 2024 painéis do INTURIS - Sistema de Inteligência Turística

INTURIS ficará abrigado junto ao BI do Turismo, no site da Setur, e disponibilizará informações acessíveis em tempo real, via IA

Publicação:

WhatsApp Image 2024 03 21 at 3 18 36 PM
Painel aconteceu durante a tarde desta quinta-feira (21/03), no South Summit Brazil - Foto: Caio Lorena/Ascom Setur

Técnicos da SETUR, SPGG e SICT apresentaram no Innovation Stage os painéis que ilustrarão a interface do usuário com o Sistema de Inteligência Turística, abrigado no site da Setur, junto ao BI do Turismo. A plataforma Forwardkeys também integrará essa experiência. O governo do Rio Grande do Sul é correalizadora do South Summit Brazil e o sistema será apresentado em pleno funcionamento no Gramado Summit, de 10 a 12 de abril deste ano.

“São duas ações importantes do ponto de vista tecnológico e queremos mostrar a ligação disso com o turismo. Nosso intuito é atuar diretamente com ações em conjunto com o mercado. No Turismo, é quase que obrigação que o poder público ajude o privado a vender os destinos. Temos certeza de que as pessoas compram o que há nos nossos destinos, mas temos que apresentá-los”, enfatiza o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

O BI do turismo é a plataforma utilizada pela Secretaria de Turismo para dispor a compilação de dados e estatísticas relativas ao setor, e que servem como subsídios para o planejamento assertivo de políticas públicas. “Esse projeto ganhou escala e hoje foi estruturado um painel com o Labtech, laboratório de experimentação da SPGG que integrará uma solução de inteligência artificial — um chatbot. A ferramenta responderá a perguntas de forma acessível para quem quer entender o conteúdo sobre o setor de turismo do estado”, explica economista Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, coordenador do Observatório do Turismo do RS,

Daniel Antonio Karling, chefe de divisão de inovação em TI e Comunicação da SPGG, defende a transversalidade das iniciativas e aponta que elas podem representar uma contribuição significativa para o turismo gaúcho. “Este é um setor que está totalmente ligado com a economia, com a cultura, com o lazer e com o próprio Estado. Acho que nossa parceria evidenciará para outras secretarias, outros órgãos, outras entidades — até mesmo entre os municípios — a possibilidade de uma integração cada vez mais eficiente”, ressalta.

INTURIS

O INTURIS envolve o uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados de forma eficiente, ágil e acessível a todos os públicos. A SETUR-RS, em parceria com o LABTECH da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS, com o INOVA RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, com a Microsoft e com a Blueshift trabalham em conjunto para prover informações por meio de um assistente virtual (chatbot) vinculado ao BI do Turismo, no site institucional da Setur.

Em um primeiro momento o projeto contará com um painel integrado com dados sobre fluxo de turistas, quantidade de turistas, empreendimentos turísticos, perfil dos turistas, entre outros aspectos fundamentais sobre o setor no RS.

FORWARDKEYS

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a adquirir o serviço de dados da plataforma ForwardKeys. Essa plataforma permite acompanhar visitantes e turistas desde a compra da passagem até a permanência no Brasil, além de suas conexões, motivo da viagem, entre outros aspectos. A plataforma tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.

De posse desse instrumento, a Setur-RS pode planejar campanhas mais eficientes para atração de turistas, além de deter dados que podem ser utilizados para fomentar políticas públicas. Com base em dados já analisados pela secretaria, pode-se perceber que o RS, relativamente, é o estado que mais recebe famílias brasileiras (38%) e que um exame atento dos principais mercados externos revela o potencial de crescimento da federação.

Secretaria de Turismo