Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Vice-governador do RS assume coordenação da Operação RS Verão Total 2023

As ações do poder público estadual ficaram sob coordenação da SETUR durante cerca de 30 dias

Publicação:

Secretário de Turismo, Vilson Covatti, no palco de um auditório palestrando para plateia de representantes das pastas envolvidas na Operação.
Encontro reuniu representantes das pastas envolvidas na Operação. - Foto: Bernardo Zamperetti/Setur

A coordenação da Operação RS Verão Total 2023 passou a ser responsabilidade do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, no último sábado, 21, em evento no município de Capão da Canoa. A transição foi realizada em evento com presença de Souza, do secretário de Turismo, Vilson Covatti, e titulares de outras pastas estaduais. Inicialmente, a coordenação ficou, de forma inédita, a cargo da Setur por cerca de 30 dias.

“Transferimos a coordenação da Operação RS Verão Total para o gabinete do vice-governador, que é seu lugar de origem, com a sensação de dever cumprido. Conseguimos congregar as secretarias e órgãos do governo do estado no sentido de oferecer a ampliação e a qualificação dos serviços para a população que está no litoral gaúcho. Seguiremos trabalhando forte, unindo forças entre o poder público e a iniciativa privada, para fortalecer o turismo, dando ênfase a todas as rotas turísticas do nosso Rio Grande do Sul”, garantiu Covatti.

A Operação RS Verão Total, que começou em dezembro do ano passado e se estende até março de 2023, pretende articular e coordenar as ações da administração pública estadual na prestação de serviços públicos sazonais aos turistas e aos veranistas que se deslocam pelo Estado. São contemplados municípios das regiões litorânea, serrana e da fronteira, bem como aqueles em que estejam situados em áreas com águas internas. Total de 37 órgãos e entidades do Executivo estadual estão envolvidos no desenvolvimento das ações durante o período.

Com um maior número de pessoas circulando no Estado, torna-se necessário um reforço na prestação de serviços públicos, para prevenir a ocorrência de afogamentos e a atuar na fiscalização do trânsito nas estradas. Durante o período, estão sendo desenvolvidas ações para garantir a segurança alimentar dos turistas e verificar os índices de balneabilidade.

Secretaria de Turismo