Em evento da Federasul, Santini destaca oportunidades de crescimento a partir da retomada do Turismo para o RS
Publicação:
O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, participou, nesta quarta-feira (6/11), da tradicional reunião-almoço "Tá na Mesa", promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). O tema do painel desta edição do evento foi “A Retomada do Turismo no RS: Transformando Desafios em Novas Oportunidades”.
Santini iniciou sua apresentação destacando os esforços para revitalizar o turismo no RS após as severas enchentes que atingiram o Estado. “O principal objetivo é demonstrar que o Rio Grande do Sul está pronto para receber visitantes, oferecendo segurança e uma vasta gama de atrações turísticas”, disse o secretário, que também reforçou o papel do turismo como gerador de emprego e renda, e defendeu a necessidade de um trabalho conjunto.
“O RS tem uma nova oportunidade de encontrar no turismo uma atividade econômica geradora de emprego e renda, trazendo novos recursos para o Estado. Por isso, é fundamental trabalharmos de forma unificada e colaborativa. O turismo é um setor coletivo e precisamos atuar juntos, com todos incentivando, sugerindo e participando das políticas públicas", afirmou Santini.
A campanha de retomada do turismo no Rio Grande do Sul, veiculada nacionalmente, com anúncios em jornais, outdoors e em aeroportos, especialmente fora do Estado, tem como objetivo principal atrair turistas de volta ao Estado. O impacto dessa iniciativa já pode ser observado, com aumento na procura por hospedagem e eventos, em especial em Gramado, onde a demanda do setor hoteleiro cresceu até 45%.
O secretário apontou ainda as inúmeras possibilidades turísticas do Rio Grande do Sul, afirmando que o Estado tem atrações para oferecer aos turistas por 30 anos, com destinos e experiências diversificadas e inesquecíveis. "Estamos trabalhando para que o Rio Grande do Sul se torne cada vez mais presente no imaginário dos empreendedores turísticos. O primeiro passo é despertar o sentimento de pertencimento, fazendo com que as pessoas conheçam seu próprio estado, município e os destinos que temos para oferecer", disse.
Santini também falou sobre as parcerias estratégicas que o governo estadual tem estabelecido para fortalecer o setor, salientando a parceria com o Sebrae no guia “Viva RS”, uma espécie de feira virtual de turismo, que oferece oportunidades para novos empreendimentos se cadastrarem e serem apresentados como destinos turísticos.
A cooperação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, também foi apontada por Santini, que afirmou que a Capital gaúcha precisa se posicionar de maneira mais agressiva para atrair turistas, tanto os que vêm para tratamentos de saúde, quanto aqueles que chegam à cidade como ponto de passagem para a Serra Gaúcha.
Além do titular da Setur, também participaram do evento a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de POA, Júlia Tavares; a Diretora da Gam3 Parks, Carla Deboni; e a Gerente Geral do Parque do Caracol, Sandra Ferraz.