Bento em Vindima: Secretário do Turismo participa da abertura oficial da festividade

O evento marca início da colheita da safra da uva, com experiências típicas tradicionais

Abertura da Vindima contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e outras autoridades da região. - Foto: Leonardo Maia/Setur

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, participou da abertura oficial do evento “Bento em Vindima”, realizada na última quinta-feira, 19, no município de Bento Gonçalves. A festividade marca a época de iniciar a colheita da safra da uva e transforma a cidade da Serra Gaúcha entre os meses de janeiro e março. No período, moradores e turistas podem experienciar a tradicional pisa das uvas, experimentar a gastronomia local e acompanhar desfiles temáticos.

Durante discurso na abertura do evento, Vilson Covatti destacou a importância da vindima e do turismo atraído pelas celebrações. “Bento Gonçalves é a raiz do turismo original, lapidado pela vocação dos seus filhos e filhas, agricultores, agricultoras, comércio, indústria e serviço e cultura religiosa. A vindima é o potencial da alegria, filó, cantoria e da colheita e agora temos que comemorar esse grande momento de festa e integração", destacou o gestor.

Na visita ao município, o secretário também visitou as obras do Fundaparque, parque de eventos que está sendo reformado com recursos do Avançar no Turismo. Também está sendo investido um total de R$ 2,2 milhões para a ciclovia do Vale dos Vinhedos, que terá três quilômetros de extensão e passará por oito atrações turísticas do município, especialmente as vinícolas.

A solenidade de abertura também contou com a presença de outras autoridades. São eles: o vice-governador do RS, Gabriel Souza, o prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, e os deputados estaduais Carlos Burigo e Guilherme Pasin.

Abertura da Chapadafest

Secretário do Turismo, Vilson Covatti, discursa em cima do palco rodeado das autoridades locais e dos organizadores do evento. Abaixo do palco estão a corte da Chapadafest.
Secretário na abertura da 32ª edição da Chapadafest. - Foto: Leonardo Maia/Setur

Já na última quarta-feira, 18, Vilson Covatti participou da abertura oficial da Chapadafest, festa de tradição alemã que chega a sua 32ª edição neste ano. A presença do gestor estadual se concretizou após convite do prefeito de Chapada, Gelson Miguel Scherer, em visita à Secretaria de Turismo do RS na semana anterior.

A Chapadafest, considerada a maior festa típica da região, conserva os costumes dos primeiros imigrantes estabelecidos na localidade desde 1918. Durante a festividade, é promovido desfile de rua, concurso de candidatas a soberana, além de demais atrações turísticas e culturais programadas para o período do evento.

Durante a visita ao município, o secretário se reuniu com autoridades locais para inaugurar a Praça Tiradentes, reformada com verba de R$ 75 mil do programa Avançar no Turismo. Na ocasião, Covatti incentivou que a gestão municipal elabore um novo projeto para ser contemplado na próxima edição do Avançar, programada para acontecer ainda neste ano.