Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Pela terceira vez, Porto Alegre sedia etapa do STU National, um dos principais campeonatos de skate do Brasil

Evento acontece neste fim de semana na pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina, e deve atrair mais de 100 mil pessoas

Publicação:

WhatsApp Image 2024 04 12 at 16 18 34 (2)
Competidores começaram a disputar a competição nesta sexta-feira (12) - Foto: Leonardo Maia
Por Leonardo Maia/Setur e Ascom/SEL

O Rio Grande do Sul está, mais uma vez, no mapa dos grandes eventos esportivos nacionais. Começou nesta sexta-feira (12), em Porto Alegre, a terceira etapa do STU National 2024, evento que reúne grandes nomes da modalidade nas categorias street e park, tanto masculino quanto feminino, além de apresentações musicais. O governo do Estado é um dos patrocinadores da competição, com investimento de R$ 400 mil.

O STU, que tem identidade visual assinada pelo artista porto-alegrense Stefan Kircher, é muito mais que uma competição de skate e se destaca como um catalisador do turismo, impulsionando a economia local e servindo como um palco para a cultura urbana prosperar. No total, são esperados mais de 100 mil pessoas nos eventos realizados pelo STU no Estado.

Os três dias de torneio, que se estende até domingo (14), reúnem atletas e entusiastas do skate de todo o Brasil na pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina, e traz uma onda de energia e entusiasmo que se espalha por toda a cidade. Este é um momento para os jovens se inspirarem, os artistas se expressarem e a comunidade se unir.

O estudante Kelvyn Oliveira, 18, natural de Porto Alegre, anda de skate frequentemente na orla do Guaíba e pretende acompanhar a competição do início ao fim. “Poder ver atletas fazendo manobras de alto nível é incrível. Nós sabemos o quanto a pessoa se dedicou para isso e ver o resultado final é muito inspirador”, afirma o skatista, lembrando que a edição do ano passado do STU ficará para sempre marcada em sua mente.

A relação entre o Rio Grande do Sul e o STU já virou tradição: essa é a terceira vez que Porto Alegre sedia uma das etapas da competição. E os atletas gaúchos que são destaque na modalidade marcam presença. Um deles é Carlos Ribeiro, natural de Novo Hamburgo, um dos skatistas mais respeitados da cena nacional e mundial. João Lucas Alves, o Xuxu, de Cachoeirinha, também desfilará suas manobras na Capital. O skatista foi o segundo colocado em Florianópolis e terceiro em Criciúma, nas duas primeiras etapas do STU National.

No feminino, uma das confirmadas é Sofia Godoy, gaúcha de Campo Bom, campeã da última etapa e líder até aqui na categoria Park. “Ando direto aqui. É uma pista complicada, mas muito gostosa de andar porque é desafiadora”, comentou a skatista, uma das vencedoras da etapa porto-alegrense do STU em 2023.

Programação

Abrindo a competição, a sexta-feira é reservada às eliminatórias e à repescagem das modalidades street e park no masculino. No sábado (13), acontecem as semifinais de ambos os gêneros, com as finais marcadas para o domingo (14), encerrando as atividades em grande estilo.

Os ingressos para as provas estão disponíveis de forma gratuita no site sympla.com.br. Já para os shows do festival URB Music Tour (em paralelo à competição), a entrada é paga – a venda dos bilhetes é realizada no mesmo portal. A competição também será transmitida pela Tv Globo, o Sportv e a página oficial do STU Channel no TikTok, com mais de 30 horas de transmissão se somadas todas as plataformas.

Olimpíadas de Paris

Em contagem regressiva rumo ao Jogos de Paris, o STU também recebe atletas que ainda buscam a vaga olímpica, como Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi, Pedro Carvalho, Pedro Quintas e Murilo Peres (na categoria park), e Gabryel Aguilar, Lucas Rabello, Kemily Suiara e Isabelly Ávila (na categoria street). O STU National 2024 de Porto Alegre não vale pontos para a corrida olímpica, mas é uma forma de os atletas adquirirem ritmo para as próximas competições visando ao sonho de estar em Paris, daqui a pouco mais de 100 dias.

Um dos pretendentes, Lucas Rabelo, 25, é natural de Fortaleza, no Ceará, e mudou-se para Porto Alegre, quando tinha 13 anos, justamente pela ligação da cidade com o esporte que ele havia começado a praticar dois anos antes. “Me sinto em casa aqui. É um lugar lindo poder andar na Orla, de frente para o Guaíba”, disse o cearense, que já levou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021.

Veja os horários de cada dia

Sexta-feira, 12

10h: Abertura para o público

11h10 - 13h30: Fase 1 Street Masculino

13h30 - 17h00: Fase 1 Park Masculino

17h10 - 18h15: Fase 2 Street Masculino

18h15 - 20:00 Fase 2 Park Masculino

20h - 21h: Best trick (Monster Cube)

- URB - Música:

20h - 22h: DJ Tamenpi

Sábado, 13

9h00: Abertura para o público

10h - 11h50: Semifinal Street Feminino

12h - 13h35: Semifinal Park Feminino

13h45 - 15h35: Semifinal Street Masculino

15h35 - 16h25: Role Skate Anima (Pista Street)

15h45 - 17h20: Semifinal Park Masculino

- 16h: URB Music Tour

Domingo, 14

9:45: Abertura para o público

10h45 - 12h00: Final Park Masculino

12h - 14h: Intervalo

14h - 15h: Final Street Feminino

15h - 16h: Paraskate Park

16h10 - 17h: Final Park Feminino

17h10 - 18h: Final Street Masculino

18h - 18h40: Premiação na Pista Street

Serviço

Etapa de Porto Alegre do STU National 2024

Quando: de sexta (12) à domingo (14)

Onde: pista de skate da orla do Guaíba — Av. Edvaldo Pereira Paiva, 960 - Praia de Belas

Ingressos: por meio do Sympla

(Com Prefeitura de Porto Alegre)

Secretaria de Turismo