Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur integra comitiva do governo do Estado em visita oficial à Itália

Entre os compromissos, o governo se reuniu com a ITA Airways para discutir a possibilidade de voos diretos entre o RS e Roma

Publicação:

reuniao ita airways
Reunião com a companhia aérea ITA Airways - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, integra comitiva oficial do Governo do Rio Grande do Sul em visita à Itália nesta semana. O gestor esteve presente em agendas que visam promover a ligação turística entre o país europeu e o RS.

Juntamente ao governador Eduardo Leite, outros secretários do Executivo estadual e deputados estaduais, o gestor realizou encontro com a companhia aérea ITA Airways para discutir a implementação de voos diretos entre o Rio Grande do Sul e Roma, capital da Itália.

A comissão também se reuniu com a diretoria da ASTM, empresa italiana que controla a Ecorodovias, que já está presente no Brasil. A intenção foi apresentar rodovias gaúchas para processo de concessão. São dois blocos: o primeiro envolve trechos das regiões Metropolitana, Litoral e Serra, e o segundo contempla trechos do Vale do Taquari e norte do Estado.

Durante a viagem, a comitiva também inaugurou o estande do governo gaúcho na Vinitaly, em Verona, na Itália. O evento expõe ao mundo o setor vitivinícola e o enoturismo gaúcho. São nove marcas divulgando seus rótulos e colocando em evidência o que é produzido no RS. Atualmente, o Estado é o maior produtor de uva, suco de uva, vinho e espumante do Brasil.

Agendas

56ª Vinitaly

WhatsApp Image 2024 04 19 at 11 36 59
Vinitaly - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Inicialmente, a participação da Setur na Itália concentrou ações na 56ª Vinitaly — considerada a maior feira do setor dos vinhos —, na cidade de Verona. O secretário em exercício de turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, acompanhou a comitiva do governador Eduardo Leite, que buscou estreitar relações e explorar possibilidades de negócios para o Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença de autoridades públicas italianas, entre elas quatro ministros de Estado.

A delegação do Estado também se reuniu com os representantes da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e com os proprietários das Vinícolas Miolo, Valduga e Don Giovani. A comitiva ainda participou da inauguração dos stands do Rio Grande do Sul e visitou o do Brasil.

O encontro proporcionou a troca de experiências com representantes das vinícolas italianas com produção nas regiões Trentino, Toscana, Lazio, Puglia e Veneto. A presença do governo promoveu o vinho gaúcho e buscou inspirações para a realização de eventos que também evidenciem o setor no RS, como o Wine South America, em Bento Gonçalves, que tem o mesmo objetivo da feira italiana.

ITA Airways: perspectivas de conquista de rota aérea internacional direta com Roma/Milão

WhatsApp Image 2024 04 19 at 11 37 03
ITA - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O secretário de turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e comitiva do governo, visitaram nesta terça-feira (16) a embaixada brasileira na Itália. Na sequência, se reuniram com a ITA Airways para discutir a implementação de voos diretos entre o Rio Grande do Sul e Roma.

O governador Eduardo Leite, em conjunto com o secretário Luiz Fernando e o presidente do BRDE e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior, em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, e os deputados estaduais Frederico Antunes e Guilherme Pasin, estiveram presente na sede da ITA Airways, em Roma, para demonstrar o interesse do Estado na abertura de rota aérea internacional direta com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

A visita à sede da ITA coincide com a comemoração, em 2025, dos 150 anos da imigração italiana no RS, e com a promoção do turismo de raízes, como instrumento de interligação Itália-Brasil, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior densidade populacional relativa de imigrantes italianos.

O governador Eduardo Leite afirmou ao CEO da ITA Airways as ótimas condições de localização estratégica do Aeroporto de Porto Alegre, como ponto central do Mercosul, e reforçou que o RS está pronto para oferecer as condições de operação para a empresa aérea, no que diz respeito aos custos de logística e combustível, bem como de incentivar a promoção turística buscando a otimização dos índices de ocupação das aeronaves nos diversos horários e periodicidades entendidos como adequados.

O secretário de turismo em exercício ressaltou aos representantes da ITA que, com base na recente aquisição de acesso à base de dados da Forward Keys, empresa espanhola que detém a administração dos dados IATA, será possível fornecer um conjunto de relatórios que possibilitam a análise de viabilidade do voo entre o Aeroporto Salgado Filho e os aeroportos Roma/Fiumicino e de Milão/Malpensa.

Opera Romana Pellegrinaggi considera promoção de turismo religioso para o Rio Grande do Sul

WhatsApp Image 2024 04 19 at 11 37 02
ORP

Na quinta-feira (18), o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e o diretor-adjunto de Desenvolvimento e Qualificação, Henrique Leites, cumpriram agenda institucional na Opera Romana Pellegrinaggi - ORP, sendo recebidos pelo diretor de Peregrinações, Pietro Antonelli, e pela representante da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, Tatiane Reverdito.

Durante o encontro foi tratada a implementação do programa de viagens de turistas e peregrinos italianos aos destinos turísticos do Rio Grande do Sul. Os representantes da SETUR apresentaram o estado, seu posicionamento estratégico perante o Mercosul, seus segmentos e atrativos turísticos, bem como destacaram o grau de maturidade de diversos destinos turísticos gaúchos, com destaque para a plena capacidade de bem acolher os turistas italianos.

Ainda foram apresentados os ativos turísticos religiosos, nas diversas regiões do estado. Os representantes da ORP demonstraram surpresa e interesse pela amplitude geográfica do RS, semelhante em área a países europeus, e pela quantidade de estátuas, imagens e procissões.

Pietro Antonelli afirmou que “considera possível dar início a um trabalho conjunto para criação de grupos de viagens para os italianos conhecerem rotas turísticas no Rio Grande do Sul”. Segundo o representante da Opera Romana Pellegrinaggi - atividade do Vicariato de Roma, órgão da Santa Sé, subordinado diretamente ao Cardeal Vigário do Papa - a proposição da Secretaria de Turismo passa pela adesão de operadoras turísticas gaúchas para o desenvolvimento conjunto de diversos roteiros e “produtos turísticos” no Rio Grande do Sul.

ENIT: acordo de promoção turística bilateral

enit
enit

O secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e o diretor-adjunto de Desenvolvimento e Qualificação, Henrique Leites, também cumpriram agenda junto a ENIT - Agência Nazionale del Turismo Italiano. A delegação da SETUR foi recebida pela CEO da ENIT, Ivana Jelinic, em conjunto com a diretora de Marketing Global, Maria Elena Rossi. Durante o encontro, foi apresentado o potencial do Estado e sua posição estratégica em relação ao Mercosul.

A CEO Ivana Jelinic concordou que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, apresenta condições de ser o centro referencial para acesso aos aeroportos de Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Santiago do Chile, coincidindo com os objetivos centrais da ENIT de fortalecer o fluxo turístico binacional.

Ambas as gestoras da ENIT comunicaram ao Secretário Luiz Fernando que a visita presencial “não poderia ter acontecido em melhor momento". Elas relataram que a ENIT a menos de um mês passou por transformação de sua personalidade jurídica e se encontra em fase de requalificação da agenda de relacionamento institucional global com mercados com grande potencial turístico.

A situação, conforme análise do secretário Luiz Fernando, favorece o Rio Grande do Sul no intuito de contar em 2025 com estreita parceria com a ENIT, com foco no turismo de raiz incentivado pela Itália. A CEO da ENIT mostrou intenção de visitar o RS no 2° semestre de 2024, para verificar a possibilidade, inclusive, de instalação de escritório em Porto Alegre.

(Colaborou Arthur Ruiz/Setur-RS)

Secretaria de Turismo